terça-feira, março 3

Alumínio transparente

Nós, designers, devemos estar sempre de olho no desenvolvimento de novos materiais. Um material que eu aposto que logo estaremos trabalhando é o ALONtm: o alumínio transparente. What? Como assim? Já explico. Mas antes vamos a uma curiosidade:

Em 1986, no filme Star Trek 4 (ou Jornada nas Estrelas, como preferir), um personagem busca a fórmula do alumínio transparente. E utiliza um computador super moderno para isso:


E agora a realidade alcançou a ficção!

O exército americano está testando o novo material para substituir o vidro blindado em carros de combate. Veja por que:

- O ALONtm é mais resistente que o vidro blindado, e pode ser utilizado em espessuras menores (50% estimado).

- O ALONtm é mais transparente que o vidro blindado.

- O ALONtm é mais leve que o vidro blindado.

Este alumínio resiste a tiros de rifle anti-aéreo (!) a um distância razoável (uns 150 metros, imagino). O_o

Veja só:


Tá bom ou quer mais? =)

Agora vamos as explicações: O alumínio transparente não é um metal, e sim um oxinitrato policristalino de alumínio. Nome bonito, não? Traduzindo: é uma cerâmica transparente cristalizada sobre átomos de alumínio. Ainda é caro de se produzir, mas o alumínio também já foi, não? Basta ter processos de reciclagem em grande escala que o valor diminui consideravelmente.

Agora imaginem as possibilidades! Pelo que ouvi falar, ele já está sendo usado em leitores de código de barras em supermercados, graças ao seu alto índice de transparência para luz visível e ultravioleta.

Que tal ter um display do seu relógio praticamente inquebrável? Latas de cerveja e refrigerante transparentes? Bicicletas transparentes?

Pense em mais alternativas e poste nos comentários! =)

11 comentários:

Ricardo disse...

Acho que seria mais lógico usá-lo em aeronaves, aparelhos submergíveis de grande profundidade, câmeras fotográficas, telescópios (inclusive os espaciais), edifícios, aquários de enormes proporções e visitação pública e por aí vai.

Aliás, um detalhe, no filme o Scott não procura pelo alumínio transparente, ele procura algo que possa conter a quantidade de água necessária para levar duas baleias Jubarte e como não existe na época (no filme eles voltam no tempo)ele mostra a composição a alguém que possa sintetizar o elemento para ele.

William disse...

Ricardo,

Muito obrigado pelo ótimo comentário!

E sobre o filme, mea culpa! Ainda não assisti esse filme, mas pretendo logo assistir. =)

Abraço e volte sempre!

Tehs disse...

muito legall...parece ateh ficção cientifica rs

William disse...

Lelê e TehS,

Obrigado pela visita e pelo comentário! Muito legal o blog Questão de Bom Gosto. =)

Abraço e volte sempre
William

Eduardo Miguel disse...

Encontrei na net(BLOG MORANDINI) seu blog e lendo atentamente seus posts pude notar algumas caracteristicas bastante interessantes, mas gostei muito deste último post e da idéia de suas possibilidades e penso inevitavelmente que o homem grande inventa cria e bem transforma o que acha que é grande vê na ferramenta uma arma, uma arma á serviço único de seus interesses únicos!!! não quero parecer pessimista não... digo apenas que nós "seres humanos" em nossas infinitas capacidades ainda temos muito á evoluir técnica e espiritualmente a fim de conjuminar as duas coisas em uma sabedoria suprema e infinitamente melhor que qulquer outra evolução, certamente quando conseguirmos as práticas evolutivas serão ainda maiores e mais substanciais em ações e resultados...
Mas no fim tudo isso é apenas uma viagem que se faz ao constatar qualquer novo processo evolutivo pensando em todo seu universso de possibilidades e é nisto que seu post e seu blog estão centrado em permissão a quem o queira: REFLETIR... parabéns então por seu interesse e disposição em nos trazer a luz das discussões sadias e necessárias de suas informações, parabéns e sucesso na empreitada!

William disse...

Eduardo, seja bem vindo!

Que reflexão, hein? Parabéns. =)
Com certeza a raça humana ainda tem muito a evoluir!
Obrigado pelo comentário e volte sempre!

Abraço
William

Hã! disse...

Imagina só bicicleta transparente... seria o maximo !

Unknown disse...

Bem se fosse metal ou se pudesse ser soldado poderia subistituir as janelas de um avião, ja que as mesmas são ponto de tensão na fuselagem, ja imaginou uma peça inteira de alontm onde fica as janelas. espero que seja possivel solda-lo ao metal normal. Alias finalmente o avião da mulher maravilha pode ser real.

Unknown disse...

Tenho uma empresa que fabrica utilidades domesticas em aluminio, tais como caçarolas, frigideiras, chaleiras, seria interessante se pudessemos substituir o aluminio convencinal por este transparente,ou pelo menos a tampa, com certeza o visual seria mais bonito.

Simple disse...

Eu fico imaginando em um matérial do tamanho de uma folha A2 ou A4 com 1 ou 2cm largura tipo tablet. Totalmente em alúmínio com uma das faces em alumínio transparente, totalmente lacrado, com possibilidade de alimentação ou recarga refratária ou mesmo por dois pontos magnéticos ilhados e isolados. Em que seja ligado e operacionado via touch screen. Com interface aos dispositivos via wireless. Bom, totalmente impermeável.
Pronto, quem sabe o Notebook seja assim.

Mauricio disse...

Se isso te surpreende, imagine você quando descobrir o ferro fluido e a esponja mais forte que um metal e mais leve que o ar, isso poderia servir como roupas a prova de balas mais eficiente e confortável :)