segunda-feira, outubro 29

Prendedor de Roupas Multiuso

Design: Taciana de Abreu e Marcela Albuquerque, da PUC-Rio.
Empresa: Coza Utilidades Plásticas Ltda.















O Prendedor de Roupas Multiuso foi desenvolvido em 2002, por duas alunas do curso de Desenho Industrial da PUC-Rio, que cursavam a disciplina Projeto de Produto III. Através de um enfoque minimalista, o novo produto alcançou uma simetria que privilegiou o uso da propriedade de memória do material plástico. Isto possibilitou a exclusão da mola metálica, que é propensa à oxidação e torna o objeto mais frágil, além de encarecer e dificultar a produção.
Porém, a grande inovação deste produto foi da ordem funcional: enquanto prende a roupa no varal por pressão, pode servir, ao mesmo tempo, de gancho para pendurar peças que seriam dificilmente acomodadas por seu precedente convencional (por exemplo, roupas de banho, roupas íntimas, acessórios, bolsas, sandálias, tênis, saias, blusas de alças, etc.). Tudo isso, sem que as peças fiquem marcadas, danificadas ou manchadas, sejam estas do mais delicado tecido ao jeans. Deste modo, o Prendedor Multiuso otimiza o espaço no varal (dois prendedores podem segurar três peças), possibilitando também a ampliação da gama de peças de roupas colocadas para secar.
O diferencial obtido pelo projeto foi o de alcançar a essência do produto em uma peça única, produzível industrialmente por injeção em termoplástico, com cores contemporâneas e translúcidas. Apresenta inúmeras vantagens, como não marcar a roupa (devido às suas curvas e superfície de contato mínima com a peça) e não manchar (por ser de plástico e sem a mola que enferruja).
Com espessura de apenas 3 mm, o prendedor multiuso é econômico também nos quesitos armazenamento e embalagem, podendo ainda ser utilizado na cozinha para fechar pacotes de biscoitos e outros alimentos.

Prêmios:
Melhor Projeto / Best of Show – no concurso MACEF DESIGN, da feira MACEF em Milão (Itália), em 2002.
IV Prêmio Housewares e Gift de Design por Melhor Projeto de Estudantes para Utilidade Doméstica em Plástico, em 2003.
Prêmio IF Design Award, em 2004.























4 comentários:

taci disse...

Bacana o post William! Obrigada =)
Depois do iF também ganhamos o Prêmio Museu da Casa Brasileira! Projetinho porreta!
Beijos,
Taciana

William disse...

Olha só, bem vinda! =D

O projeto é muito bom mesmo, mereceu todos os prêmios!
Obrigado pela visita!

Beijos
William

ALUGUEL DE VANS E CARROS EM BRASILIA disse...

onde comprar?

Unknown disse...

Olá, vc sabe onde vende? Já comprei mas não estou mais encontrando. Realmente é muito útil! Obrigada.