quarta-feira, outubro 31

Poltrona para Tratamento de Hemodiálise

Autor: Juliana Desconsi (Contato: cdpr-carvi@ucs.br)
Orientador: Reginaldo Schiavini e Celso Luiz Podlasek
Instituição: Universidade de Caxias do Sul - UCS








O objetivo do projeto é o de criar uma poltrona capaz de atender com eficiência a demanda de um tratamento de hemodiálise, superando as necessidades físicas e perceptivas de um paciente em tratamento.
Em nível simbólico, o produto conta com atributos formais que lembram uma concha - a analogia remete a aconchego e abraço. As cores e formas visam garantir uma humanização do produto. Já no plano prático, a poltrona permite a acomodação de obesos, idosos e pessoas com ferimentos, através de suas dimensões e materiais adequados a correta assepsia do produto.
Um sistema de catracas possibilita uma maior interação do usuário com o produto, regulando altura do braço conforme a posição da poltrona e altura do usuário. O sistema de dobradiça permite sua regulagem tanto para dentro como para fora. A dimensão maior de contato permite uma considerável área de apoio ao braço com fístulas na dobra e ao manuseio de objetos durante a sessão de hemodiálise. Em termos de estrutura, a poltrona oferece as cinco posições necessárias ao tratamento de hemodiálise por meio de catracas mecânicas ou de um mecanismo eletromecânico.
Esse produto pode ser utilizado em outros setores do hospital em que haja necessidade de maior conforto para o braço, como o de coleta e transfusão de sangue, quimioterapia, etc.
No plano nível estético, a poltrona diferencia-se das demais normalmente utilizadas pelos hospitais. Traz elementos das poltronas convencionais a um equipamento médico e é mais agradável e apreciativa. As linhas orgânicas do desenho da poltrona conferem um ar de aconchego.


Design realmente faz falta em hospitais, tanto na parte ergonômica quanto estética...

2 comentários:

Juliana Desconsi disse...

Bom dia!
Como o meu projeto chegou até o seu blog?
Juliana Desconsi

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

A minha avó certamente aprovaria essa poltrona. Com 70 e tantos anos e fazendo hemodiálise, e ainda andou quebrando o braço a um tempo atrás...