sexta-feira, novembro 14

Retrô: Chevrolet Opala por Cauê de Mattos



Lembram do brasileiro que desenhou um conceito do Plymouth Cuda? (Clique aqui para ver). Pois é, agora outro brasileiro enfrentou a missão de desenhar um muscle-car que é um ícone por estas bandas: o saudoso Opala!

Percebe-se que ele utilizou como base o perfeito Camaro, e conseguiu trazer o espírito do Opala para os tempos modernos. Eu adorei, só acho que teriam alguns detalhes para acertar em relação a frente e linha de cintura. Mas realmente tá incrível!
O modelo foi denominado Special 40, em comemoração aos 40 anos do carro no Brasil.

O projeto é do designer Cauê de Mattos, e foi o seu trabalho de conclusão. Parabéns, cara! E você me deu uma idéia interessante de TCC... =D

PS: Lembro que a revista Motor Show pediu para designers das montadoras fazerem releituram de ícones brasileiros, e o Opala ganhou alguns desenhos interessantes. Se alguém tiver essas imagens, favor me avisar nos comentários! =)

Fonte: CarPlace

17 comentários:

Pontíssima disse...

Fato que o cara mandou muito!!!! Carro maneiro mesmo!!!

Adorei o comentário, hehe, no site dele, várias coisas eu não consegui definir ao certo o que eram, mas achava um máximo por isso mesmo..
O sofá por exemplo, todo reto, quadrado, concreto, justamente o oposto do corpo humano e seus "enlaçes" heheh...

Como ta a facul? Por aqui chove mas está quente, vi um assalto na rua hoje :$, e a faculdade ta bombando, eu até almoço no laboratório de volume!

Beijos

IoRrAn FeLiX disse...

que programa ele usou para desenhar este carro

IoRrAn FeLiX disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
William disse...

Iorran,

Acredito que o Cauê tenha modelado em algum dos seguintes softwares: Rhinoceros, 3ds Max ou Alias. Estes programas permitem modelos com superfícies complexas. O Alias é o mais complexo, e é o software utilizado pela maioria das montadoras automotivas.

Obrigado pelo comentário e volte sempre!
Abraço,
William

Daniel Francelino disse...

Ficou bom. Mas tá lembrando muito os conceitos feitos sobre o Camaro. E parece muito com o Brasinca Uirapuru conceito tb.

William disse...

Daniel,

Concordo contigo. Acho que o fator crítico aqui é o porte explícito do novo Camaro. Na minha opinião, um Opala devia ter a linha de cintura um pouco mais baixa, ser mais largo e mais arredondado. Mas ainda assim tá muito bom. =)
E logo eu estarei postando aqui o conceito do Uirapuru.

Obrigado pelo comentário e volte sempre!
Abraço,
William

Guilherme disse...

O Cauê se formou comigo semestre passado no Mackenzie, confesso que não vi a apresentação dele, cheguei no final logo que deram a nota 10 pro TGI hehe, apesar de não ter visto este render e nem a apresentação, eu vi o mock-up deste carro que estava mto bem feita :)

Guilherme Mello

William disse...

Fala Guilherme! Seja bem vindo!
Pelo pouco que vi(só esses renders), e pela dificuldade do projeto, o cara já mereceu 10. =)
Seria interessante poder ter acesso ao resto do trabalho, mas não encontrei nenhum contato do Cauê.
E o seu trabalho de conclusão? Se estiver a fim de divulgar, comenta aí que eu faço um post! =)

Obrigado pela participação e volte sempre!
Abraço
William

RODRIGO disse...

como q ainda existe essa materia
o cara copiou fielmente o CHEVROLET CAMARO CONCEPT 2006
e se aproveitou de q estamos nos 40 anos do opala e vem me dizer q criou esse modelo
pegar um ja pronto mudar a cor tirar alguns traços do original e dizer"esse foi uma das minhas primeiras criações" entao ele inventou o CAMARO
palhaçada essa materia!!! a web motor mostrou ela tambem e disse q ele criou esse modelo...

William disse...

Olá, Rodrigo!
Pois é, a grande maioria das pessoas também pensa assim.
Na minha humilde opinião, o Cauê não deveria ter usado tanto o Camaro como referência. Eu sei que o ele dita tendência de estilo na Chevrolet, e que alguma coisa deveria ser usada num projeto como o Opala, até para manter a identidade da empresa.
Mas, o Opala tem linhas tão fortes, e algumas delas foram esquecidas. Acredito que isso vai gerar muita polêmica ainda, mas temos que entender que é um trabalho muito difícil, e com uma pressão enorme, afinal o Opala foi um dos queridinhos do Brasil.
E pra mim isso é bem importante, já que pretendo fazer um projeto semelhante como trabalho final do curso. =)
Abraço e volte sempre!
William

mateussz disse...

Parabéns pelo post.
sou apaixonado pelo opala. Meu sonho de consumo. Aquelas coisas sem explicação que só servem pra dar dor-de-cabeça no final de semana junto do mecânico! rsrsrs
Abraços
*Publiquei lá no blog!

William disse...

Obrigado, Mateus!
Eu tb sou fascinado por esses poderosos e problemáticos veículos. =)
Abraço!

Lucas Rabêlo disse...

Sera q so eu vi isso? http://z.about.com/d/cars/1/0/M/O/bk_camaro_newandold.jpg
nao to querendo dizer q o cara nao mandou bem mas acho q alguem ta ganhando em cima da ideia do outro... e eu to achando q o pessoal da GM "copiou" o design do brazuca

William disse...

Lucas,

Obrigado pelo comentário!

Não, não foi só vc que viu a semelhança com o Camaro. Dá uma lida nos comentários, muita gente acha isso!

Obrigado pelo comentário e volte sempre!
Abraço!

Juan Alvaro & Luis Alejandro disse...

el modelo esta bien, no estruyamos al diseñador, esta más que claro que se inspiro mucho en el camaro 2006, rescataría mas curvas del opala deluxo 77, el perfil de la trompa por ejemplo, pero se debe destacar que esta bueno.

William disse...

Juan,

Concordo plenamente contigo!

Abraço,
William

Mário dias disse...

Sou um tarado pelo opala, Cauê de mattos vc. está de parabens seu desenho ficou exelente, nunca tive um opala mesmo assim não desisto do meu sonho. vou rezar para que fabriquem o S40 quem sabe não compro o meu.