terça-feira, maio 27

Blog do Morandini


Dica da semana: (ops, essa sessão não existe nesse blog. Mas tudo bem, a dica vale e muito!)

O Morandini é um ilustrador/designer/artista com um estilo único, divertidíssimo e colorido de desenhar. Ele tem um blog sobre o dia-a-dia do estúdio, variedades, etc. É ótimo, e você deve ter percebido que eu tenho o link dele nos Recomendados! desde o começo.

Mas resolvi fazer este post como forma de agradecimento. Valeu, Morandini, estou muito honrado por esta humilde página ganhar um post no seu blog! Obrigado!

Visitem o blog e conheçam o belíssimo trabalho deste artista!

segunda-feira, maio 12

Hot Wheels Designer’s Challenge


Como parte das comemorações dos 40 anos da Hot Wheels a Mattel convidou 6 marcas de automóveis (Chevrolet, Dodge, Ford, Honda, Lotus e Mitsubishi) para criar uma série exclusiva de carrinhos, chamada Designer’s Challenge.

Português ou Portugês?



Recebi um e-mail da fabricante de móveis Saccaro, falando de seu novo site. Como eu sou louco por novidades, fui logo clicando e no momento de escolher a língua, tenho as opções:

-Portugês
-English
-Español

Peraí... eu li direito? PORTUGÊS?? Cadê o U que tem ali no meio?

Essa eu não entendi... se alguém descobrir que é de propósito, me avise, por que eu não quero acreditar que um erro tão gritante está na capa do site de uma empresa desse porte.

ATUALIZAÇÃO:
A Saccaro corrigiu o erro. Não consegui descobrir quem criou o site, mas fica a dica: mais cuidado da próxima vez! =)

Baby logos





As versões "baby" dos logos das montadoras. Ótima sacada! =D

Fonte: CLUBE ABC

Novo Peugeot 207: Mais um Frankenstein



Já percebi que minha limitação intelectual não me permite entender o que as montadoras pensam. Como eu gosto muito de exemplos, vou falar da novidade: Peugeot 207.

O nosso querido 206 fazia sucesso no mundo inteiro, e a Peugeot resolveu lançá-lo no Brasil. Um carro belíssimo, totalmente harmônico e que teve o reconhecimento merecido aqui também. Na Europa veio a evolução, o 207. E também foi um sucesso: um carro com identidade forte, linhas ousadas, compacto e muito bonito. Naturalmente, a Peugeot vai trazê-lo para cá.

E aí está o problema. No meu pensamento lógico, eles repetiriam a dose e lançariam o 207 europeu aqui, com alguns ajustes. Mas não!

Imagino os executivos da marca entregando o 206 para os designers e dizendo: põe a frente do 207 nesse mesmo, para baixar custo. Um designer apavorado pergunta: "mas e a harmonia? É outro estilo de shape! O 207 é um projeto muito bem resolvido!" E o executivo responde: "As outras marcas colocam um cromado na grade e lançam o modelo como novo. E vende. Você acha que os brasileiros realmente vão se importar?"

E o pior é que isso vai ficar muito descarado, já que o 206 continua a ser vendido. Teremos dois carros quase iguais, só que um vai ter uma frente totalmente desproporcional, como pode ser visto nas imagens. Então que chamem esse modelo “novo” de 206,5 e não 207.

Isso me deixa muito triste. Eu sei que estou sendo muito simplista, mas o fato é que parece que o consumidor brasileiro não é exigente em relação ao design!

E esse carro não é exceção. Essas modificações para "atualizar" o modelo já renderam um estranho Golf, um desarmônico Celta, o monstruoso “Novo Uno” e muitos outros! Harmonia e proporção no design é tudo, mas as montadoras parecem não entender isso. Pelo menos no Brasil...

Não sei se só eu penso assim. Mas eu acho que o consumidor brasileiro merece um pouco mais de respeito.


Fotos do 207 brasileiro: Notícias Automotivas
Fotos do 207 europeu: Peugeot

PS: Quando o 207 for lançado oficialmente, eu faço um post. Este foi apenas um desabafo. Quem sabe até lá em mudo de idéia.

segunda-feira, maio 5

Cadeira Fantasma




Olha só que idéia sensacional: os designers Ralph Nauta e Lonneke Gordijn do Design Drift criaram um conceito de cadeira com uma espécie de "alma" em seu interior. Graças a tecnologia a laser e ao acrílico (PMMA, para os entendidos), que combinam e muito! =D

Via: Design de Móveis (Oi, Maíra! =D)